terça-feira, 26 de maio de 2009

CARTILHA DA + DOWNLOAD DO ESTATUTO

Caros colegas,

Como já foi dito estamos entrando em um momento importantíssimo, as Eleições do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, a possibilidade de opinar e agir em conjunto com esse órgão.

Visto que o DA é de todos os estudantes da FAFIL e por extensão da CUFSA, se faz necessário que, antes de decidirmos em quem votar, tenhamos o conhecimento do que é e como funciona o DA e a quais instâncias ele responde.

• Diretório Acadêmico Honestino Guimarães (DA):

O Diretório Acadêmico Honestino Guimarães é um órgão sem filiação político-partidária, com estatuto próprio e com duração por tempo indeterminado. Sua finalidade é acatar as deliberações decididas em Assembléia Geral, lutando pelos direitos dos estudantes sem distinção. São associados do D.A. todos estudantes da FAFIL, seus membros são escolhidos através de sufrágio universal. É composto pelas seguintes Coordenadorias: Geral, de Finanças, Fiscal, de Comunicação, de Eventos Culturais, de Formação Política, de Assuntos Acadêmicos e outras coordenarias a critério do D.A. perante votação em Assembléia Geral.

Nosso DA responde às instâncias representadas a seguir:



• Assembléia Geral

A Assembléia Geral é a instância máxima de deliberação do D.A. Nela são discutidas e votadas recomendações, teses e propostas apresentadas por qualquer associado do D.A., bem como assuntos como suspensão ou destituição de associados das deliberações do D.A. e a filiação do D.A. a alguma entidade nacional. A Assembléia Geral deve ser convocada com pelo menos 48 horas de antecedência, com dia, hora, local e pauta pré-determinadas. Votam nas assembléias todos os associados do D.A.

• Conselho de Representantes de Classe (CRC)

O CRC tem por finalidade discutir problemas da comunidade acadêmica e problemas apresentados pelos Representantes de Classe, bem como equacionar soluções para esses problemas, criando comissões com fins específicos. As reuniões do CRC devem ocorrer bimestralmente, ou, na impossibilidade, deverá ocorrer trimestralmente. Participam da reunião os representantes de classe e associados, sendo que somente os representantes têm direito de voto. Na impossibilidade da convocação de uma Assembléia Geral, o CRC pode deliberar em seu lugar.

• Conselho de Centros Acadêmicos (C.A.)

Os Centros Acadêmicos são órgãos restritos de cada curso e independentes do D.A. e são os intermediários prioritários entre o DA e os estudantes. O Conselho de C.A.s somente poderá ocorrer quando esses órgãos estiverem estruturados por 50%+1 dos cursos da FAFIL. Entre as finalidades do Conselho de C.A.s está organizar o processo eleitoral dos estudantes que farão parte dos Colegiados de Curso da FAFIL e dos Conselhos da FSA e CUFSA, e manter os estudantes informados sobre as atividades do D.A.

• Conselho de Coordenadorias

As Coordenadorias são órgãos executivos formados por no mínimo três membros, com a função de representar o D.A. junto aos estudantes, autoridades ou outros órgãos. A função do Conselho de Coordenadorias é elaborar os planos gerais para atuação do D.A. para que sejam votados em Assembléia Geral, bem como acompanhar as atividades.


Para fazer download do Estatuto do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães:

http://rapidshare.com/files/237275634/EstatutoDAHG.doc


Em breve novo material com o programa da UNIDADE PELA LUTA.

Aguardem!

Um comentário:

  1. FOrmiiiiga, o que acha de por os downloads que vamos postando na lateral do lado direito p ficarem arquivados e com facil acesso?
    Ta mto louco o blog!! Bjos
    Thais

    ResponderExcluir